quarta-feira, 14 de julho de 2010

FLCL

Konnichiwa, meus putíssimos!

Como vão vocês?

Eu estou bem, mas preocupado e lotado de trabalhos a fazer. Ou seja, o vagabundo aqui vai tirar um tempinho e falar com vocês sobre mais um animezinho para darmos mais risadinhas!

Enquanto isso, eu deveria estar trabalhando... Ah, foda-se, começou tem que terminar -_-


Aaah! FLCL, CARA! FLCL É ANIMAL!

Mas, o que diabos é FLCL? :D

\o/ FLCL (pronunciado Furi Kuri e adaptado porcamente pelos americanos como Fooly Cooly) é um anime lançado em seis OVAs apenas, com cerca de 26 minutos de duração cada um. Criado e dirigido por Tsurumaki Kazuya e escrito por Enokido Yoji, a série tem uma mistura de Sci-Fi Mecha com comédia idiótica e temática non-sense. Foi lançada pela Gainax e pela Production I.G no ano de 2000 no Japão. Atualmente, existe uma adaptação para mangá feita pelo artista Ueda Hajime e um romance lançado pelo mesmo escritor dos OVAs, o Enokido.

Antes de continuar, gostaria de deixar bem claro que para compensar a escassez de imagens no último post (Love Love?), este aqui terá MUITA imagem bacana \o\!!


A história é estranha e não faz muito sentido. Nandaba Naota, um garoto mal-humorado e entediado de apenas 12 anos, vive em uma cidade esquecida e sem nada de interessante chamada Mabase. A pessoa que ele mais admirava, seu irmão mais velho, deixou o país para jogar Baseball nos EUA, e como resultado ele ficou vivendo com seu pai e avô numa padaria velha (que por algum motivo, só vendia coisas extremamente picantes e ardidas). Além disso, a ex-namorada do irmão, Samejima Mamimi, fica o dia inteiro o atazanando e pegando no seu pé - isso quando não o assedia na cara dura - por Naota lembra-la o ex-namorado.

Mas a vida chata não é culpa apenas de Naota e dos envolvidos com ele, mas também da Medical Mechanica - uma fábrica gigantesca que fica no centro da cidade e tem formato de ferro de passar roupa dourado - que todos os dias lança uma fumaça branca esquisita que, com o tempo, foi deixando os adultos da cidade mais idiotas.


Um belo dia então, enquanto voltava para casa acompanhado de Mamimi, uma garota esquisita montada numa mobilete chamada Vespa carregando um contrabaixo nas costas o atropela - e como se não bastasse - o chama de "Taro-kun" e da uma pancada incrivelmente forte com o Contrabaixo em sua testa. Depois disso foge.
Naquela noite, um chifre esquisito começou a sair da testa de Naota, que o empurrou pra dentro e o prendeu com um band-aid. Mas na noite seguinte, começou a crescer demais no meio da rua a ponto de estourar o Band-aid, saindo de lá dois Mechas gigantes que começaram a lutar um contra o outro destruindo tudo.


Um dos Mechas, vermelho e com uma TV na cabeça, derrotou o outro que tinha formato de mão gigante. Ainda assim, foi acertado por mais uma contrabaixada da garota esquisita (agora já apresentada como Haruhara Haruko e empregada na casa dos Nandaba), mudando de cor para azul-claro e ficando com personalidade gentil, logo se tornando empregado da padaria de coisas picantes e ganhando o carinhoso apelido de "Televi-kun", por causa da tela em sua cabeça.

Esse enredo sem sentido algum vai "tentando" se explicar com o tempo durante os episódios, mas sem sucesso algum nessa tentativa. Você termina o anime sem entender absolutamente nada da mesma forma de seu início.

Então por que infernos é tão legal!?


Primeiro motivo: Animação Sensacional!
Tudo bem, existem muitos animes com animação muito boa mas que não são tão legais assim. Mas FLCL não tem SÓ uma animação muito bem-feita, mas também conta com cenas hilariantes, diálogos muito rápidos, direção muito dinâmica, cortes bem calculados. Isso sem contar as cenas de sátiras, cenas feitas com páginas de mangá em movimento e as palhaçadas, com direito até a uma cena completa feita no estilo "South Park". É aquele tipo de animação rápida e confusa que você tem que assistir no mínimo duas vezes cada cena pra entender o que aconteceu. As vezes, até o traço meio desleixado do anime faz você gostar dele ainda mais. Enfim, uma direção maravilhosa, FATO!

Segundo motivo: Personagens Únicos!
FLCL é um dos únicos animes na história que são livres de QUALQUER clichê! Não existe um protagonista certinho, com garotas que gostam dele, um vilão malvado e cruel com sorriso maléfico, a CDF, a Tsundere, o amigo pervertido, o fim de episódio terminado em "pintura", NADA! Não existe nenhum ponto clichê em FLCL, e isso é MUITO interessante! Mamimi dando em cima do Naota, robôs que saem da testa e depois vão trabalhar de padeiros, fábrica com formato de ferro de passar roupa, alienigena andando de vespa, cara estranho que gruda fita marrom na testa pra fingir que tem sobrancelhas grossas... CARA, VOCÊ JAMAIS VAI VER ISSO EM OUTRO ANIME!!

Terceiro motivo: Trilha Sonora!
A trilha sonora de FLCL foi TOTALMENTE feita pela banda The Pillows, uma das melhores bandas de Rock no Japão. Assim como o anime de Beck foi consagrado por ter todas as músicas tocadas pelos Beat Crusaders, FLCL ainda passa na frente tendo não só as aberturas, encerramentos e temas individuais, mas também as músicas de fundo, efeitos sonoros e temas-ambiente também feitos por The Pillows. Não tem como assistir FLCL e não querer baixar as músicas logo em seguida!

No mesmo ritmo de anime alternativo fora dos clichês puxando pro non-sense, a direção de dublagem também foi inovadora em certos pontos. As vozes não são lá muito bonitinhas e gostosinhas, são até mais agressivas e realistas, tirando muito daquele "idealizado" dos animes em geral, com as garotas de vozes mais fininhas e apelativas, caras com vozes mais sacanas ou heróis que falam com cagoetes esquisitos. É como se tivessem pego algo realista de verdade e inserido três toneladas de cogumelos alucinógenos nos canos da cidade: a dublagem e narrativa fazem você ver algo que poderia ser real, até que surgem os aspectos sem sentido algum que fazem você se sentir incrivelmente fora da Terra.

Vai lá entender...

Enfim, essa dublagem não tem nenhum nome muito famoso, e ainda assim ASSASSINA, HUMILHA, POE NO CHINELO muitos animes com orçamento alto por aí.

Dá-lhe FLCL!


Não há muito mais a dizer de FLCL, afinal é uma série pequena de OVAs. Qualquer informação adicional pode ser considerada spoiler, e isso eu não tô aqui pra dar ;D.

Portanto vamos concluir alguns fatos:
Samejima Mamimi é sim, muito sexy.
Haruhara Haruko tem sim, voz esquisita.
Televi-kun é sim, MUITO foda (principalmente quando caga alguém).
O pai de Naota é sim, MUITO engraçado.
A direção do anime é exemplar, e eu não dou meu braço a torcer por NADA!!

Minha nota para FLCL é 9.0, muito bem merecidos. Só não dei mais porque é uma verdadeira pena algo tão bom ter só seis episódios, enquanto Naruto, Bleach e outras merdas desse tipo tem mais de 200.

Nós merecemos mais coisa boa assim, portanto, japoneses, nos presenteiem cada vez mais com obras bem boladas!

Só não exagerem tanto no Non-Sense... Sabe como é, entender a história de vez em quando é bom.

(Y)

\o

_________________________________________________________________________

Você pode baixar FLCL Aqui | Aqui | Aqui

4 comentários:

  1. Eu tentei ver, mas deu dor de cabeça e achei o desenho fio >.<
    Mas um dia vejo de novo, é bom ver coisas com cortes legais e idéias inovadoras...
    Procurei fotos da Samejima Mamimi e não achei sexy, mas não vi o anime...

    Beijos
    ;*

    ResponderExcluir
  2. Demais!!! eh exatamente o que eu penso do "flcl"
    principalmente a parte em que deveriam fazer mais episódios pra gente entender mais sobre o anime se lançassem "flcl" como bleach, naruto, one piece tipo que se pasase no japão tbm e que tivesse um flclProject eu largaria tudo e veria "flcl" o anime eh muito foda!!! o cara que fez isso eh um genio de anime em 6 episodios ele consegui ficar melhor que bleach, naruto, one piece JUNTOS!!!

    ResponderExcluir
  3. Nossa o anime é muito monstro e até hoje nunca vi nada igual. E gente tem sim um significado, e filosofico até com uma visão de nossa atualidade. Eu postaria aqui o significado mas realmente fica muito grande e não caberia.

    ResponderExcluir