quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Yumeria

Yo, putos!!

Como vão vocês depois desse carnaval?

Pois é, depois de muito samba nas orelhas e um joelho machucado, eu volto para falar de mais um dos meus primeiros animes que assisti diretão: Yumeria.


Yumeria surgiu de um game para PS2, do gênero Shonen Visual Novel que ganhou uma adaptação para anime em 12 episódios, em janeiro de 2004. Dirigido por Motonaga Keitaro e produzido pelo Studio Deen, a animação tem qualidade altíssima e foi feito com um capricho genial. Logo a primeira coisa que me chamou atenção quando comecei a assistir o primeiro episódio foi essa qualidade alta que colocaram na produção deste anime. Com um roteiro muito chamativo e interessante, Yumeria se tornou na minha opinião um motivo de orgulho por ter assistido. Um anime pequeno, com conteúdo, comédia, ação, referências sensacionais, fanservice e alto nível de produção. Vamos para a nossa querida review então!!

A história começa quando Mikuri Tomokazu, um adolescente japonês comum de 15 anos com uma vida incrivelmente sem graça faz aniversário. Ao completar seus 16 anos de idade e comemorar com sua prima mais velha Senjou Nanase, que é sua parente viva mais velha e mais próxima, portanto responsável por ele, tem um dia agradável e vai dormir. O enredo começa a partir DAÍ! Tomokazu tem um sonho incrivelmente realista em que ele vai parar em um mundo deserto e alternativo, que está sendo atacado por criaturas mechas gigantescas. Ao ficar desesperado achando que morreria, o protagonista foi salvo por uma linda garota lolicon de cabelos azul-arroxeados (WIN!) que voava pelos céus com uma roupa branca e toda repicada (Double WIN!) e atirava raios azuis poderosos para aniquilar as estranhas criaturas (Triple WIN!). Após explodir o inimigo, a garota cai no colo de Tomokazu desmaiada (EPIC WIN!) e é então que o herói acorda. Aí você pensou "Pô, sair de um EPIC WIN para um EPIC FAIL de acordar e perceber que era tudo mentira seria TOSCO!". Eu concordo com você. E é por isso que Yumeria é tão bom.

Ao acordar, a garotinha lolicon de cabelos azuis-arroxeados ESTAVA LÁ (DOUBLE EPIC WIN!)! E NUA (TRIPLE EPIC WIN!)! E ELA SÓ FALA "MONE MONE", E ADORA O TOMOKAZU (MONSTER WIN!!!!!)!!

Para quem gosta de um fanservice bem bolado, o primeiro capítulo já vale por toda a vida!

Mas enfim, cof cof, voltando para a Review do enredo...

A partir desse momento, Mikuri Tomokazu começa a perceber que tem o poder de acessar este mundo paralelo chamado Moera, o mundo dos sonhos. Além de ser o único a ter acesso restrito, ele inconscientemente também adquire a habilidade de transportar pessoas para dentro e fora dos sonhos. Resumindo: A sua melhor amiga e parzinho romântico Agatsuma Mizuki, Mone (a garota epic Win), sua prima Nanase, sua outra prima Kuyou e uma piveta sem-teto chamada Neneko (que ele conhece do nada na rua) começam a conseguir acessar Moera todas as vezes que dormem. Dentro de Moera, todos adquirem poderes ao receberem o toque de Tomokazu (que é quase sempre um clássico Agarra-teta) e se tornam como Mone, guerreiras com roupas repicadas que soltam raios para derrotar Mechas e salvar o mundo!!

E melhor! Com uma genial referência a qualquer Tokusatsu de Super-Sentai!!

 

O enredo vai se desenvolvendo a partir das batalhas contra os Faydooms (que são aqueles Mechas gigantes que eu falei agora pouco ;D) e de como eles conseguem, mesmo dentro dos sonhos, influenciar o mundo real. A partir destes riscos de influências vindas dos Faydooms, novas revelações acontecem e o objetivo no protagonista não se torna apenas brincar de Changeman durante os sonhos, mas proteger os bons sonhos da humanidade dos pesadelos, garantindo assim a segurança de um futuro melhor.

Adicione um pouquinho de Fanservice bem dosado a este enredo, com uma comédia de ótimo gosto (apesar de alguns toques de humor negro leve que fazem você morrer de rir), a qualidade exemplar já comentada anteriormente... BUM! Temos um sensacional anime!!!

Um ponto que ficou esquisito em Yumeria foi o excesso de caracterização das personagens mais novas. Apesar do charme lolicon não ter ficado exagerado e muito bem utilizado, é fato que a produção deste enredo acha que TODA garota mais nova que o protagonista deve ser retardada e ter cagoetes esquisitos na fala.

Mone, a primeira loli que nos aparece, só fala MONE MONE. Não aprende sequer UMA palavra durante a vida, o que deve ter enchido o saco também de Arishima Moyu, sua dubladora (que pelo jeito tem esse como um dos seus únicos papéis principais, já que o outro mais conhecidinho foi em Hanaukyo Maid-Tai interpretando a otaku Ikuyo. E olha que Hanaukyo Maid-Tai é incrivelmente UNDERGROUND!).
Além de Mone só falar Mone, como se fosse um Pokémon, temos a piveta Neneko e seu gato Koneko. Koneko só mia de um jeito esquisito, o que deve ter enchido o saco de sua dubladora também, Fukuen Misato, que apesar do papel mais babaca, é bem mais famosa e renomada que Arishima (todos aí lembram da vozinha de Kurono Kurumu, de Rosario+Vampire, dizendo YAHOO!! né?). Já Neneko, a dona do gato com a voz da Fukuen, tem duas personalidades. A principal, que é a verdadeira piveta Neneko, fica falando "Na no da" no final de toda frase, e acabou por uma utilização tosca da voz divertida de Nakanishi Tamaki (que interpretou papéis divertidos e não irritantes, como Nagatsuki Kuryuu em Happy Lesson! e Nanao Ai em Kanokon). E é bem chato ter que ouvir Nanoda no final de toda frase, nanoda. A outra personalidade de Neneko é boring, e tem a voz também mal utilizada de Suzuki Mariko (que interpretou o papel ÉPICO da Chigusa-sensei em Green Green).
A outra personagem mais nova não é lolicon, mas apenas um ano e meio mais nova que Tomokazu. Senjou Kuyou tem 14 anos, já tem tanto peito quanto Agatsuma Mizuki (que tem 16) e é muito mais sexy. Para uma garota dessas, a gente colocaria uma voz bonitinha que não irritasse - o que não foi feito. Nakayama Sara (que interpretou Chitose Midori - outra irritante - em Green Green) tem uma voz que enche o saco quando se ouve por mais de sete segundos. Para piorar, assim como todas as outras garotas mais novas que Mikuri Tomokazu, ela também tem cagoete na fala. Antes de terminar uma conclusão, ela tem que enfiar um maldito "Tsumari" antes da finalização da frase. Esse Tsumari significa nada menos que "Resumindo". É como se eu fizesse toda essa review sobre as dubladoras de Yumeria e terminasse dizendo "Resumindo: As pivetas são um SACO!".



Mas analisando por um lado diferente, os outros personagens (ou seja: As não-pivetas) tem vozes muito boas. A voz doce e ao mesmo tempo animada de Asano Masumi (Sonsaku Hakufu em Ikkitousen, e Mari Ayuki em Kashimashi) ficou ótima em Agatsuma Mizuki. A voz dela é gostosa de se ouvir e agradou bastante ao ser intercalada com as pivetas irritantes - tirando um pouco da dor de cabeça que elas dão.
Mikuri Tomokazu foi dublado de forma sensacional por Hatano Wataru (Chikuma Koshiro em Basilisk) e deu bastante emoção nas cenas do anime. A cena em que Mone surge na cama dele no primeiro episódio e o faz berrar após um delay de 5 segundos para cair a ficha me fez cagar de rir. Palmas para Hatano-san, trabalhou magnificamente!
Mas os dois atores que fizeram a dublagem do anime valer a pena foram Inada Tetsu interpretando Ishikari-sensei, o professor que maltrata Tomokazu o dia inteiro através de pancadas, bloqueios na escada, provas incrivelmente difíceis e queimadas com bolas espinhentas e explosivas; e a gênio Inoue Kikuko (Kazami Mizuho em Onegai Teacher, e mais uma porrada de professoras por animes aí) que fez de Senjou Nanase (QUE TAMBÉM É UMA PROFESSORA!) uma mulher super doce e carismática. Mas mesmo com estes dubladores geniais, não adianta nada ter metade do elenco nas coxas.

"Resumindo: A dublagem de Yumeria não foi legal não."





Tendo a dublagem como único ponto realmente fraco, eu vou dar para Yumeria a nota "9.0". E de forma justa. O enredo é bom, a idéia é boa, o desenvolvimento é bom, os personagens são carismáticos, a história envolve o espectador, a animação é boa, o traço é bonito e a diversão proporcionada a quem assiste é realmente proveitosa.

Portanto Yumeria é um anime curtinho altamente recomendado pra você que quer ter algumas horas de diversão na frente da telinha. Assista Tomokazu e suas amigas serem transportados para o mundo dos sonhos e salvarem o mundo de todos os pesadelos!

Espero realmente que gostem deste anime assim como eu gostei, e que recomendem para muitas pessoas. Yumeria é um anime ótimo que por aqui pelos nossos cantos, não é muito conhecido.

Quem sabe a gente não divulga legal pra todo mundo conhecer? Aí a gente pode ver uns cosplays de Mizuki, Nanase, Kuyou, Mone e Neneko nos Anime Friends da vida ;)

Bons sonhos

\o

___________________________________________________________________
Você pode baixar YUMERIA Aqui | Aqui | Aqui | Aqui

5 comentários:

  1. yooooooooo
    Muito bom mesmo!!
    Mone mone~
    nano da~

    ResponderExcluir
  2. Yeeeeeeeeeeeeei!

    \o/

    adorei Yumeria!

    Amor, vc se esqueceu de citar COMO as energias do protagonista são recarregadas: PONDO A MÃO NOS PEITOS DAS GAROTAS!


    Ah sim, destaque muito justo para o Professor dele! xD

    ResponderExcluir
  3. Depois que eu acabar de ver beck vou ver esse dae : D!
    Mais carco o ferro na dublagem ein? -__-

    ResponderExcluir
  4. Porra Chucky, bota um aviso de spoiler ou muda esse texto aí XD! Você já colocou de cara que SPOILER-SPOILER-SPOILER a Nanase vai com eles, sendo que só descobrem isso bem no fim! SPOILER-SPOILER-SPOILER

    Anyway, bom review como sempre, Yumeria é legal, apesar de eu não ter achado tudo isso .-.

    ResponderExcluir
  5. mone mone e muito legal e engraçado

    ResponderExcluir