sábado, 13 de fevereiro de 2010

Elfen Lied

Olá de novo, meus putos!

Eu sei que não se passou nem três dias desde que eu postei a última Review, mas acho que o negócio vicia. Portanto hoje vou falar de algo que a maioria daí conhece, ou no mínimo já ouviu falar: Elfen Lied.


Lembra da Review de Love Hina, que eu comentei que se você leu o mangá você não poderá assistir o anime?

Pela primeira vez na Terra vamos falar do caso CONTRÁRIO.

Elfen Lied foi originalmente criado por Okamoto Lynn na revista adulto-juvenil Young Jump, a mesma que publicou GANTZ, por exemplo. Foi um lançamento semanal e que fez muito sucesso.

Não sei por que.

Um mangá ruim como aquele não merece aquele tanto de leitores. Com uma arte feia e suja, o roteiro mal contado e a dinâmica pobre, Okamoto fez literalmente uma porcaria. Mas eu não fico triste pelo sucesso deste mangá não. Muito pelo contrário, eu agradeço horrores aos japoneses que tem esse mal-gosto.

É graças a ele que saiu o anime.

 
SIM! É DISSO QUE ESTOU FALANDO, BABY!
A dinâmica e narrativa ruins de Okamoto foram substituidas por uma ótima animação do diretor Kanbe Mamoru. O desenho porco também foi substituido por personagens bonitos, carismáticos (na medida do possível pra uma história como essa) e acima de tudo: Anatomicamente corretos.

Com desenhos e dinâmicas bem feitas, então só nos resta aproveitar o ponto alto deste anime: GAROTAS BONITAS E NUAS, SANGUE, VIOLÊNCIA E PUTARIA!

Por que?
Trata-se de uma história que conta uma possível evolução do ser humano, os "Diclonius". Ao começar a surgir uma raça como essa, que tem chifrinhos que parecem orelhinhas de gato que você compra no Anime Friends por menos de dez reais, cabelos rosa-avermelhados (que parecem de cosplay também, daqueles que você pesquisa no e-bay) e braços invisíveis que atingem uns dois metros de altura, É CLARO que eles sofreriam maus tratos e preconceito! Sofrendo com isso, os Diclonius começaram a evoluir entre si, e chegaram a um nível que essa raiva pelos humanos que lhes maltrataram fez com que os Diclonius novos nascessem já sem o mínimo amor no coração, e com o tempo saíssem matando os humanos com o intuito de fazer uma terra só para a raça evoluída.

Por causa desta revolta automática dos Diclonius desde o nascimento, assim que eles nascem (de mães normais mesmo) já são ou sacrificados (Eutanásia, baby) ou são presos para pesquisas tecnológicas, biológicas e evolutivas.

 

O anime então começa quando uma das Diclonius mais poderosas, Lucy, consegue fugir de sua cela em uma destas orgnizações de pesquisa. Ao matar 80% dos funcionários da empresa usando seus "Vectors" (que são os braços invisíveis e gigantes e - ainda por cima - super fortes e resistentes), consegue finalmente achar a saída. Mas é aí que ela toma um tiro na nuca, que bate em seu capacete e cria uma pancada forte, que a faz desmaiar e cair em alto mar. Achando que a vadia tinha virado presunto, os caras da organização conseguiram relaxar o rabo e desistiram de caçá-la.

Mas Lucy sobreviveu, com uma segunda personalidade criada no choque da bala em sua nuca! Essa personalidade não sabe de NADA, nem mesmo falar. O único som que consegue emitir é "Nyu", que acaba virando seu nome ao conhecer o protagonista Kouta e sua prima com complexo, Yuka. Diferente de Lucy, Nyu é fofa, amigável, amável, inocente e sorridente, adorável, encantadora, linda e carinhosa. Não tem idéia do que são Vectors, do que é uma Diclonius, por que infernos tem chifrinhos de cosplay e cabelos ruivos arrosados mesmo sendo japonesa. Ainda assim, não liga para tais fatos, assim como também não liga para quando está sem roupa na frente do protagonista. Ou na frente de qualquer um.

A partir daí o anime se desenvolve em volta da história do Okamoto lá, só que muito mais envolvente. Embora a história seja boba e meio que "pensada nas coxas" só pra ter ação gore e gostosas peladas grátis, este anime de suspense/terror dá sim, um cagaço da porra.

Eu particularmente estava sozinho em casa durante as férias de julho, naquele frio, embrulhado num edredom na frente do PC. Comecei a assistir esse anime achando que era só uma ação meio violenta, lá pela meia noite e meia.

Claro que não dormi. Tive que assistir o anime inteiro de uma vez só e ir dormir depois que a história acabou. Se parasse pelo episódio seis ou sete e fosse dormir, CLARO que apareceria uma diclonius no meu sonho e me aniquilaria quatro vezes. Duh!

Tem que ter cu.

O enredo tosco e besta só tirou um pouco do envolvimento que a gente gosta de ter com os personagens. Ainda assim, é bem sentimental e profundo, fazendo você pensar bastante sobre a crueldade do ser humano, e onde ele pode chegar pra conseguir seus desejos egoístas ou menosprezar os outros para fazer de si alguém mais importante. Isso sim, foi algo bem expresso.

Outra coisa que gostei foi, novamente, da dublagem. Trata-se de Kobayashi Sanae fazendo vozes fininhas para Nyu e vozes tenebrosas para Lucy. E Yuka, apesar de uma personagem babaca que ninguém gosta de verdade, foi atuada por ninguém menos que Noto Mamiko. Aaah, a Noto Mamiko *o*

O elenco também conta com Suzuki Chihiro, Hosoi Osamu, Nakata Joji, Matsuoka Yuki e Hagiwara Emiko nos outros papéis mais importantes (respectivamente Kouta, Kurama, Bandou, Nana e Mayu), que fizeram trabalhos espetaculares. Matsuoka Yuki inclusive quase me pareceu a diva Mizuki Nana em várias cenas. Pena que não era ela. Mas tudo bem, eu acho :D





Pra fechar essa Review então vamos concluir a nota para Elfen Lied:

Animação boa, enredo ruim, garotas nuas OK, sangue OK, trilha sonora DIVINA (Lilium owna TUDO, e Kawabe Chieko cantando "Be Your Girl" no encerramento não precisa de mais nada), personagens bobos (com exceção dos diclonius), cagaço da porra. História fraca, narrativa decente, envolvimento mediano.

Eu achei que Elfen Lied pode levar merecidos "8.7" pra casa com todo orgulho. Se saiu melhor que Love Hina. O que é bem injusto, já que Akamatsu-sensei é BEM melhor que esse tal de Okamoto. Há.

Foi um tempo de cu preso bem divertido enquanto assisti a série durante uma única madrugada, portanto eu indico SIM este anime. Principalmente se você tem gostos otaku tão esquisitos, alterados e LEGAIS como os meus, que vêem em sangue, peitos, calcinhas, violência e putaria a verdadeira diversão!!

Claro, modere. Senão você vai sair por aí se achando o diclonius e matar o seu cachorro.

Boa sorte!

___________________________________________________________

Você pode baixar ELFEN LIED Aqui | Aqui | Aqui | Aqui

4 comentários:

  1. Elfen Lied é legal, nada como um anime de começo-meio-fim bem definidos pra alegrar meu dia. E a trilha sonora ajuda bastante.

    Eu queria MUITO ver o diálogo dos carinhas quando a Lucy caiu no mar.

    Soldado 1: ela morreu, senhor?
    Soldado 2: provavelmente. Vamos tomar uma cerveja?
    Soldado 1: mas, senhor, ela não é super-poderosa e pode matar todo mundo se tiver sobrevivido?
    Soldado 2: bah, conversa. Vamos pro bar \o/!

    ResponderExcluir
  2. Opa, legal a review, mas ainda nem vi esse anime.
    Fikei com vontade de ver >:D (tb fikei curioso com o manga... eh possivel q algo tao ruim tenha dado origem a um anime bom?)
    Intaum, quem sabe qnd eu terminar Air, eu baixe?

    ResponderExcluir
  3. Cara tá muito foda, realmente o mangá com aqueles traços pseudo kawaii afasta o leitor
    eu assisti aquilo com dez anos traumatizei legal ToT e chorei no final ToT
    e as putaria que tinha mwahahahahahahaha
    o kouta torcando a roupa da lucy mwahahahaha

    ResponderExcluir
  4. Não vi esse, mas estou com vontade de ver! E muito medo tambem, sou cagona!

    Enfim, belas críticas, parabéns!

    ResponderExcluir