domingo, 7 de março de 2010

Digimon

Como estão, putos?


Bem?

Ótimo! Pois hoje conversaremos bastante!

E não é sobre qualquer coisinha não! É sobre um dos maiores HITS da historia dos animes!


HOLY COW! DIGIMON!

\o\

Quem NUNCA ouviu falar de Digimon que atire a primeira pedra! Eu me lembro de quando tinha 11 anos, na quinta série, e surgiu o boato DIGIMON aqui pelo Brasil.

"Ah não, que bosta, só pra copiar Pokemon, deve ser um LIXO!"

E mantive minha opinião até conseguir assistir!

UAU! DIGIMON É MELHOR QUE POKEMON! >D

E "por que?", você pergunta?

Ok! Vamos pra Review!

:D

DIGIMON, ou Digital Monsters é uma série de Animes produzida pela Toei Animation com direção de Kakudou Hiroyuki e exibição iniciada em março de 1999 no Japão com o principal objetivo de bater de frente com a - na época - inabalável febre dos monstrinhos de bolso Pokémon. Tendo incrível sucesso em grande parte deste objetivo, logo a série da Toei também virou jogo de cartas, séries de games para diversos consoles, filmes, souvenirs e tudo o que o Pokémon também tinha.

Discutir qual é realmente melhor ou qual foi mais febre virou babaquice. A competição foi tão acirrada que outras concorrentes de outros estudios e empresas ficaram mergulhadas no desconhecimento do povo e fizeram sucesso ridículo, como Monster Rancher (que chegou a vir pro Brasil, mas aposto que você mal lembra da história).

Foi diferente de Cavaleiros do Zodíaco, que dividiu o público com Shurato, Samurai Warriors e mais alguns do gênero guerreiros com armadura, o qual foi usado até mesmo por séries transformer 3D como Beast Wars, sem grande sucesso..

Digimon não.

Foi só Pokémon vs Digimon por TODA a eternidade.


Digimon Adventure, o primeiro título da série, conta a história de um mundo alternativo formado com os dados das redes digitais da Terra. Este Digital World (ou Digimundo na nossa versão) é habitado por monstros também feitos de puro material digital, e podem se transformar (Digievoluir) de acordo com a quantidade e forma dos dados dentro de seus corpos, evoluindo para formas mais fortes ou mais bizarras para combater seus oponentes. Quando este mundo começa a sofrer mudanças radicais causadas por Digimons cruéis (os nossos queridos Digimaus), sete crianças são escolhidas da Terra para irem ao Digital World e emprestarem seus poderes para sete monstrinhos também escolhidos para fazer com que eles evoluam até se tornarem fortes o suficiente para salvar o mundo - que por estar diretamente ligado a Terra mesmo que pelos circuitos digitais, estas maldades acabam afetando o mundo real também e causando desastres catastróficos.

Vamos fazer uma breve comparação?

Pokémon é uma história besta sobre um garoto burro que ganha de todo mundo por sofrer da Síndrome de Seiya de Pégasus, que apanha, apanha, apanha e depois vence por algum motivo desconhecido. Seu objetivo é capturar todos os monstrinhos que vivem na Terra (?) e se tornar um mestre da liga Pokemon.

Cacete, que coisa mais egoísta comparada com Taichi (Tai) Kamiya e sua turma! Enquanto o Ash quer conquistar seus objetivinhos pessoais, essa turma digital tá dando duro pra salvar o MUNDO! Aliás, DOIS MUNDOS AO MESMO TEMPO!

Tudo bem, nos filmes do Pokemon, o Ash salva a Terra de alguma forma. Mas aí é só no filme.

Duh!

Anime anime mesmo, série, com conteúdo?

DIGIMON OWNA POKEMON DE LONGE!!


Mas infelizmente, Digimon sofreu com o mesmo mal de Pokemon: Criatividade TAMBÉM tem limites.
Enquanto Pokemon continuou lançando monstros novos sem noção alguma de quantos realmente ja tinham, Digimon apostou em continuações e sequelas para a série principal porém sem um nexo fixo com o núcleo de personagens inicial. Depois de Digimon Adventure, surgiu Digimon Adventure 02 (Zero Two) que teve uma hitória não muito bem pensada, mas envolveu bastante os telespectadores e fez um grande sucesso. A terceira série, Digimon Tamers, teve uma história melhor que a segunda, mas não foi tão envolvente, perdendo bastante do prestígio do público. A quarta, Frontier, fez o favor de MISTURAR os escolhidos com seus respectivos digimons, perdendo assim TODOS os fãs das séries antigas e ganhando um monte de gordinhos de nove anos que ficavam suados brincando de Digimon na calçada gritando "arriarriarrai dijimno maon muito looc rererw11111eleven". Depois disso vieram as séries Digimon Savers, a qual eu não tenho nada a dizer a não ser o seguinte comentário:

"Narinas do Agumon".

Pra não dizer que fugiu MUITO do original, todas as séries contam com um protagonista bobo metido a corajoso com óculos de natação na testa, um pivete, uma garotinha metida a pop, um nerd e um carinha dark que parece mais velho mas tem a mesma idade. De resto, mudou demais e ficou ruim.

Uma coisa que aqui para os brasileiros incomodou horrores foi a versão de Abertura que colocaram pra gente. Enquanto os japoneses ouviam Butterfly por Wada Kouji, um tema genial para abertura de qualquer anime de ação, nós fomos obrigados a ouvir a musiquinha Hip Hop feita pelos americanos. E pior que isso: cantada pela Angélica.

A versão ocidental de Digimon perdeu muito. Nomes de personagens e digimons modificados (Todos aí sabiam que o nome do Izzy é Koushiro?), músicas trocadas e até mesmo termos importantes modificados.

Quando assisti a versão original japonesa senti até calafrios ao ouvir os digimons evoluindo e gritando respectivamente "SHINKA, CHOU SHINKA e WARP SHINKA", que foram traduzidas aqui para Digivolve, Super-Digivolve e Mega-Digivolve.


Outra coisa que costuma incomodar em Digimon no geral é que os monstros ganharam designs legais e bonitos, enquanto os seres humanos são feios e anatomicamente incorretos.

Digo, ninguém na Terra tem braços daquela finura e mãos daquele tamanho!

A Dublagem também foi ruim tanto em Japonês, com vozes que irritavam MUITO, como em Português, com vozes que irritavam MAIS.

A qualidade de animação foi alta em todas as séries,  merece parabéns. As batalhas foram incrivelmente bem montadas e narradas, fazendo da animação um ponto altíssimo deste anime.

Portanto temos como únicos pontos ruins a dublagem, a trilha sonora ocidental e os carinhas feios.

Tirando isso, Digimon humilhou.

 

Uma coisa que não agradou o público em Digimon foi o excesso de viadagem. SEMPRE tem um amiguinho metido que parece malvado mas na verdade é uma bicha, e causa metade da historia se tornar um drama emo. Tudo bem, um draminha aqui e ali pra dar aquela puxada no publico acontece, mas foi exagerado e repetitivo.
Ainda assim, a criatividade merece palmas. Algo bem pensado foi a capacidade de um único digimon poder evoluir para várias formas diferentes dependendo de seu estado ou do que o seu escolhido usa no momento da evolução. Graças a isso, atualmente existem mais digimons do que pokemon, todos eles são mais legais e fazem mais sentido, além de envolver bem mais o público graças a estes esquemas de variação de evolução.




Os games de Digimon também são bem mais bem bolados. Enquanto Pokemon obriga você a brincar de Ash e passar por quase a mesma coisa que o protagonista do anime passa, tornando assim um rpg completamente anti-rpg, Digimon entrou no mercado com Digimon World, para PSX (plataforma superior aos Game Boy Color que a Nintendo apostava na época) e fazia o jogador criar seu digimon da forma que quisesse, adotando as evoluções que quisesse e seguindo a ordem de roteiro que quisesse para completar o jogo. Apesar da história ser uma só, é diferente do anime e tem várias formas diferentes de se passar por cada obstáculo, dando mais liberdade ao jogador do que o simples "Vá pra próxima cidade, faça uma quest, ganhe do líder e vá embora". Sequenciando, veio Digimon World 2, com uma historia completamente diferente de qualquer anime de Digimon. Todos os humanos sabiam da existencia de Digimons e do Digital World, mas não sabiam como chegar lá. Acontece que a conexão foi cortada por algum motivo misterioso, e cabe ao protagonista descobrir o que é. Para isso, ele se alista em um time, se torna um domador de Digimons e adquire um veículo SUPER COOL chamado Digibeetle, usado para caminhar por entre os domínios digitais atrás do Digital World. Com o esquema criado em Digimon World 2 de ter até 3 digimons ativos em uma batalha, surgiu Digimon World 3, um dos mais bem comentados. Com uma história imensa e gráficos melhoradinhos, este jogo conta a história de garotos que foram jogar Digimon Online, um game popular de realidade virtual. O game se baseava em transportar os jogadores para dentro do Digital World e lhes entregar digimons para a batalha, assim deixando-os livres para jogar da forma que quisessem. Acontece que Hackers se juntaram com Digimons poderosos para atrapalhar a vida destes jogadores e perturbar mais uma vez a paz no digimundo. O protagonista corajoso então junta seu time e seus amigos e vai atrás dos malfeitores.

Fazendo histórias novas diferentes do anime a cada game, as empresas que produziram games para Digimon (entre elas a BanDai com 90% dos títulos) lucraram maravilhas mesmo vendendo menos que os monstrinhos de bolso da Nintendo. Entre jogos de RPG, aventura, luta, ação e até mesmo criação, Digimon fez uma série mais criativa e bem pensada de jogos que fizeram jus a qualidade do título de animes, não deixando cair nem um pouco a qualidade que seus produtores investiram.

 

Minha nota para Digimon Adventure foi 8.5. Sim, uma nota alta que poderia tranquilamente chegar nos 10 se não tivesse perdido a graça com sequências ruins.
Me diverti MUITO assistindo a versão nacional quando era pivete, me diverti MAIS ainda assistindo a versão original depois de adulto, e aconselho para todas as idades.

Digimon vale a pena, é legal e vai te fazer rir e chorar em vários momentos.

Mas por favor, compre os jogos pra PlayStation ou até mesmo os da série Dawn & Dusk para DS. Caso contrário, você vai começar a querer que digimons existam e mandar seu irmão mais novo digievoluir pra bater no valentão que roubou seu lanche.

Caso você esteja ciente que isso não vai acontecer de forma alguma, assista pelo menos as três primeiras séries de Digimon e se divirta!

\o

7 comentários:

  1. Kralho mano, isso lembra minha infancia

    AHuAHUAHUAhAUhUAHA

    o texto fico bom mano, se pá vo assistir de novo *-*

    ResponderExcluir
  2. Você esqueceu que todos os personagens sofrem de algum problema psicológico grave o.O"

    Tamers chegou a ser o limite, parecia que não eram crianças normais... Por isso Frontier voltou a ser coloridinho e alegre... HOHOHO

    E as músicas??! Excelentes =]

    Bom, quanto as coisas murarem bastante de uma série para outra, é bom considerar que só o Adventure e o 02 tem realmente alguma ligação. Não é como Pokemon que é um eterno "Continua" XD

    O problema dos nomes vem da eternamente odiada 4kids. Taichi Yagami como Tai Kamiya, Koushiro Izuki como Izzy Izumi, Yamato Ishida como Matt Ishida, Daisuke Motomiya como Davis... e assim vai. Muita raiva o.o" Muito nome feio do caramba. Yoley, Cody, que que é isso? O.O

    AH é... Digimon tem o clássico membro misterioso que só aparece na metade da série. =]

    E o visual dos primeiros filmes? Não é bonitinho? Não tem aquelas mãos e pés enormes e assustadores como na série ^^V

    Muito legal *-* Quero ver mais reviews do que eu tb já vi @-@

    ResponderExcluir
  3. Digimon é um ótimo anime. E não sei do que vocês reclamam da dublagem: pelo menos a adaptação manteve SÓ os nomes americanos, então continuamos vendo mortes e outras coisas "fortes de mais" pra crianças (na cabeça daqueles americanos malditos).

    Digimon Frontier não é tão ruim, mas definitivamente a química entre os parceiros fez falta... E, poxa, Savers é muito foda, não reclame só porque o Agumon ficou parrudinho XDDD!

    ResponderExcluir
  4. Acho que me lembro de Monster Rancher... é aquele que tinha o monstro bizarro de um olho só (não estou falando de Monstros SA)?? Tinha uma realidade virtual nesse anime também, não tinha? Aff, não consigo me lembrar! o.o

    Mas eu me lembro de coisas até patéticas de quando assistia digimon. Lembro que chorei pq perdi um episódio (aquele que o Gomamon (?) do Joe evolui pra Ikakumon (?). Não tenho certeza dos nomes... Foi há uns 10 anos...
    Nossa, esse anime também marcou minha infância. Pena que minha memória é tão ruim! Queria me lembrar melhor dessas coisas... =/



    Curti o texto e as críticas! =D
    Espero que você continue se dedicando ao blog, eu dou altas risadas!

    ResponderExcluir
  5. De fato é emocionante, eu choro até hoje quando vejo o ultimo episódio de Digimon Adventure 1, quando todos começam a voar no bonde em direção ao Sol pra voltar pra Terra e começa a tocar Butterfly. Sério, me arrepio todo e CHORO! *-*

    ResponderExcluir
  6. Meu namorado chora vendo digimon. (Y)

    *Nyh se recompondo*

    Enfim, gostei da crítica!
    Eu não cheguei a assistir muito - meu irmão sempre dominava a TV.
    Mas me lembro que ele assistia Digimon BEM MAIS do que Pokemon.

    Rio alto quando leio suas críticas xD

    Beijo.

    ResponderExcluir
  7. quando eu era criança queria um digivace pra entrar no computador

    ResponderExcluir